NA WEB
TEXTO
A
A
A

SNCT na Fiocruz: 22 anos de história da maior celebração científica do Brasil

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anualmente, desde 2004. O evento acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. O objetivo da SNCT é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para iniciativas científico-tecnológicas por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade. 

A Fiocruz participa da Semana Nacional desde a sua criação, sempre buscando essa mobilização junto às comunidades parceiras das diferentes sedes da instituição. “Temos como compromisso e responsabilidade debater e problematizar as injustiças e vulnerabilidades ambientais na relação do homem com os recursos e o meio, bem como promover transformações”,  lembra afirma Marly Cruz, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Fiocruz tem sido marcada pela diversidade de atividades ao longo dos anos, incluindo exposições, peças de teatro, feiras de ciência e rodas de conversa. Na edição de 2024, a partir do tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, inúmeras ações educativas e culturais foram desenvolvidas. 

Esse tema visava promover a importância da preservação, conservação e do uso sustentável dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. A SNCT de 2024 foi um momento de valorização do papel da ciência básica, da tecnologia e da inovação na construção de relações mais conscientes e saudáveis entre o homem e os recursos naturais e o meio em que está inserido.