Por Mariana Moebus (Cooperação Social da Presidência)
A Agenda Jovem Fiocruz, iniciativa da Coordenação de Cooperação Social da Presidência, realizou nesta quinta-feira (17/10) uma oficina de combate à desinformação, integrando as atividades da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia da Fiocruz (SNCT 2024), que encerra as atividades amanhã (19) no campus Manguinhos. A oficina apresentou ferramentas para identificação de notícias falsas no campo da saúde e ciência para cerca de 60 estudantes do 6° ano do ensino fundamental ao 2° ano do ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Durante a atividade, os participantes foram orientados sobre como contextualizar a origem e o conteúdo das informações que recebem através das mídias digitais.
A atividade foi dividida em três momentos, nos quais foram discutidos o conceito de ciência, os princípios éticos do jornalismo e exemplos de notícias falsas. Para Michael Davi, aluno do 6° ano, a oficina trouxe instrumentos importantes para facilitar a filtragem de informações que se propagam nas redes sociais. “Gostei muito de entender melhor sobre ciência e os meios que podemos usar para identificar notícias falsas, como as agências de checagem”, destacou.
“O objetivo da oficina é fornecer recursos para que os jovens e adolescentes sejam capazes de lidar de maneira autônoma com as informações que recebem no meio digital. Uso um pouco de letramento científico e midiático, dessa forma eles podem entender por que uma fonte de informação é mais digna de confiança do que outra”, afirmou o comunicador da Agenda Jovem Fiocruz e responsável pela oficina, Eric Andriolo.
A era da internet e das redes sociais contribuiu para diversificar e descentralizar o fluxo de informações na sociedade, fato que favoreceu o aumento da circulação de notícias falsas, especialmente em temas relacionados saúde e ciência, áreas diretamente impactadas pela pandemia da Covid-19. Neste contexto, a educação digital e a conscientização sobre o consumo de informações nas redes tornaram-se indispensáveis, sobretudo para as gerações mais jovens.
“Esse assunto é extremamente importante porque, hoje, o público jovem se guia pelas redes sociais, mas nem sempre as informações que circulam nesses meios são verdadeiras. Então, essa oficina foi uma aula para nossos alunos sobre o uso consciente da internet”, afirmou a professora do Colégio Estadual de Magé, Gisele Soliva.
SNCT em Maré e Manguinhos
Nos dias 24 e 29 de outubro, a Cooperação Social da Presidência, em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão da UFRJ (PR5) e organizações populares de Manguinhos, estará presente na SNCT 2024 dos territórios, na Escola Estadual Clóvis Monteiro, em Manguinhos, e na Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque (GET), na Maré, respectivamente.