Por Tatiane Lima
No campus Fiocruz Manguinhos, estão previstas atividades sobre literatura na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz, que acontecerá de 15 a 19 de outubro (terça a sábado). Com o tema ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’, o evento reunirá mais de 130 atividades em dez unidades da Fiocruz. Estão programadas palestras, rodas de conversa, oficinas, jogos e uma feira de ciências, além de atividades voltadas para os aficionados por livros.
Em 16/10, nos turnos da manhã e da tarde, o público poderá realizar uma visita mediada à miniexposição ‘Ficção Científica e a Perspectiva Ciência, Tecnologia & Sociedade: Formação para a Cidadania’ na Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos. Esta exposição apresentará, por meio de modelos e materiais didáticos inovadores, a resenha crítica de quatro clássicos da ficção científica: “1984”, de George Orwell (1949), “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley (1932), “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury (1953) e “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood (1985).
Ainda na quarta-feira (16/10) às 13h30, a Editora Fiocruz convida para a ‘Conversa com autores: Juliana Rulli – Ambiente, saúde e sustentabilidade’ no Auditório do Museu da Vida. A autora conversará sobre ambiente, saúde e sustentabilidade, temas de seu próximo livro, coescrito com Guilherme Franco Netto e previsto para lançamento no segundo semestre de 2024.
Na quinta-feira (17/10), das 9h às 10h, a Editora Fiocruz convida para a ‘Conversa com autores: Rui Arante – Povos Indígenas’ no Auditório do INCQS. Neste bate-papo, o autor falará sobre a realidade dos povos originários brasileiros. Ainda no turno da manhã, haverá a contação de histórias ‘Histórias de empoderar!’ na Tenda da Ciência Virgínia Schall. O público será apresentado a biografias de mulheres inspiradoras, extraídas do livro “Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias”, de Elena Favilli e Francesca Cavallo. A interação está garantida com brincadeiras, músicas e surpresas literárias.
Outra atividade inspirada pela temática dos livros é a oficina ‘Corpos, Vozes e Espaços de cuidado em Saúde: trabalho e vida a partir da literatura de mulheres negras’, que ocorrerá na quinta-feira pela manhã. A atividade será realizada na Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos e busca conscientizar sobre os efeitos dos sistemas de opressão na saúde das mulheres. Sob a metodologia da toda de cuidados, as propoentes da oficina usarão trechos de obras de escritoras negras “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo, e do capítulo “Racismo e Sexismos”, de Lelia Gonzalez.
A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades promovidas no campus Fiocruz Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais. O evento conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação completa está disponível em: snct.fiocruz.br.
Detalhes do Evento
21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz
Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”
Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Campus Manguinhos (RJ)
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Data: 15 a 19 de outubro de 2024
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Mais informações: snct@fiocruz.br
#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz