Por Isis Breves
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Inovação (MCTI), traz como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Social”. Nesse contexto, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA), localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, na borda da Floresta da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo, realizará o evento Bioma Mata Atlântica – Diálogos em Biodiversidade, Ambiente, Saúde e Tecnologias Sociais, promovendo a construção de territórios sustentáveis e saudáveis. O evento é voltado para estudantes da região, ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, das 9h às 16h, no campus da FMA, marcando o segundo ano consecutivo de participação da instituição na SNCT na Fiocruz. Será uma imersão nas pesquisas e ações da Fiocruz Mata Atlântica, com foco na preservação do Bioma Mata Atlântica.
Durante o evento, pesquisadores da FMA, de outros institutos da Fiocruz e de instituições de ensino superior parceiras, irão compartilhar conhecimentos sobre o Bioma Mata Atlântica e sua biodiversidade, apresentando espécies nativas de flora e fauna, muitas das quais estão ameaçadas de extinção. Confira as exposições e atividades previstas no evento:
Segundo Ricardo Moratelli, coordenador executivo da FMA, “a Floresta da Pedra Branca é o maior remanescente de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro e a maior floresta urbana do mundo. Essa floresta está localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, adjacente a área da Fiocruz Mata Atlântica (FMA). Por ser um campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica, a FMA realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável. Atua para a conservação da biodiversidade desta região, combatendo a pobreza e a desigualdade, agindo contra as mudanças climáticas e incentivando ações para fortalecer ambientes alimentares sustentáveis e saudáveis sempre pautados por esse bioma. Na imersão que será apresentada na SNCT 2024, essas ações e mais atividades de instituições parceiras serão apresentadas de maneira lúdica para as escolas”.
Participe e descubra a importância da Mata Atlântica! Conhecer é preservar.
Serviço:
21º Semana Nacional de Ciência e tecnologia – Atividade territorializada na Fiocruz Mata Atlântica
Onde: campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Quando: 17 e 18 de outubro das 9h às 16h