Imersão no bioma Mata Atlântica promovida pela Fiocruz Mata Atlântica proporcionou experiências de saberes e de sabores da maior floresta urbana do mundo – Floresta da Pedra Branca e as pesquisas desenvolvidas neste campus
Por Isis Breves – Fiocruz Mata Atlântica
A alegria e o entusiasmo eram nítidos nos olhares da descoberta da ciência das crianças e adolescentes que participaram da 21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz Mata Atlântica (FMA). Com o tema “Diálogos em Biodiversidade, Ambiente, Saúde e Tecnologias Sociais para construção de territórios sustentáveis e saudáveis” cerca de 600 alunos da Rede Pública de Ensino do entorno da Floresta da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo, puderam ver, sentir, experimentar e aguçar o conhecimento. Através da exuberância do Bioma Mata Atlântica, as pesquisas e ações desenvolvidas para conservação ambiental, promoção da saúde e mitigação das ações do homem sobre o clima, os estudantes puderam de uma maneira lúdica ter um dia de cientista. O incentivo para que futuramente possamos ter muitos pesquisadores oriundos de escolas públicas é muito importante! A ciência e o conhecimento têm que estar acessíveis a todos e todas, meninas e meninos desse país! A Fiocruz trabalhou isso nesse evento territorializado que ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro na Fiocruz Mata Atlântica, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“Juçaí, Juçaí, Juçaí…” gritavam crianças felizes ao receber uma prova para degustação do Juçaí, o açaí proveniente do Palmito Juçara, uma espécie nativa da Mata Atlântica, que similar a sua parente da Amazônia, também produz esse alimento rico em nutrientes. Caminhar pelo circuito das mudas nativas da Mata Atlântica com mediação sobre a importância de conservação das espécies nativas, provar o mel das abelhas nativas da mata atlântica, passar pela exposição de mamíferos e insetos do bioma, informar-se sobre a prevenção e promoção da saúde, aprender sobre zoonoses, participar de jogos da memória com a fauna e flora da Mata Atlântica, jogos sobre medidas preventivas para doenças, de comunicação não violenta, olhar através de microscópio uma lâmina com uma larva do mosquito da dengue ou de um agente causador de uma doença, entrar no protótipo de uma habitação saudável com orientações para saneamento e uso da água potável, conhecer sobre a importância da preservação das sementes nativas e crioulas, resume um pouco das tantas experiências que a imersão da SNCT 2024 na FMA proporcionou ao imaginário infantil e juvenil, tanto que algumas não queriam ir embora.
Para Andrea Vanini, Coordenadora Adjunta da Fiocruz Mata Atlântica e responsável pela SCNT FMA, “ foi muito gratificante para toda a equipe envolvida poder proporcionar as crianças e adolescentes da zona oeste a oportunidade de experimentar a ciência de maneira lúdica, desejamos futuramente ter cientistas das diversas áreas: humanas, exatas e biológicas provenientes dos territórios, muitos desses estudantes tiveram na SNCT o seu primeiro contato com a ciência, seguiremos proporcionado a cada ano um evento maior, melhor e mais bonito, as crianças e jovens merecem! A temática de 2024 definida pelo Ministério da Ciência e Inovação (MCTI) para 2024 ter sido – “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologia social” foi um presente para a FMA. Focamos no bioma Mata Atlântica e o resultado foi essa imersão em diferentes espaços e experiências. Foi um sucesso!”. A SNCT FMA contou com a participação de parceiros institucionais – Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Farmanguinhos, Cefet, Cedae, Prefeitura do Rio e Parque Estadual da Pedra Branca.
Ano que vem tem mais! Acesse nossas redes sociais para ver fotos e vídeos de tudo que rolou da SNCT 2024 na FMA:
Facebook: www.facebook.com/fiocruzmatatlantica
Instagram: @fiocruzmatatlantica
Saiba mais:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o maior evento de divulgação científica do Brasil liderado pelo MCTI e tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância. A Fiocruz Mata Atlântica convida a todos e de todas as idades a virem conferir nosso evento para a SCNT! Viva a mata atlântica!
A Mata Atlântica é um bioma rico em biodiversidade e ameaçado de extinção com grande variedade de espécies de plantas e de animais, algumas dessas endêmicas. Está presente em 15% do território brasileiro, é a segunda maior floresta tropical do Brasil. Neste contexto, há a Floresta da Pedra Branca, o maior remanescente de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro e a maior floresta urbana do mundo. Essa floresta está localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, o qual o campus da Fiocruz Mata Atlântica (FMA) está inserido. Por ser um campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica, a FMA realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável. Atua para a conservação da biodiversidade desta região, combatendo a pobreza e a desigualdade, agindo contra as mudanças climáticas e incentivando ações para fortalecer ambientes alimentares sustentáveis e saudáveis sempre pautados por esse bioma. Na imersão que iremos apresentar para a SNCT 2024, essas ações e mais atividades de instituições parceiras serão apresentadas de maneira lúdica para os participantes.